Sinergia Animal agora é parte de uma coalizão de organizações da sociedade civil que se uniu com o objetivo de transformar os sistemas alimentares como forma de mitigar os impactos do aquecimento global. O grupo, chamado 50by40, é composto de organizações que focam seus esforços em diferentes áreas, como saúde, mudanças climáticas, biodiversidade, juventude, fé, bem-estar animal e justiça social.
A coalizão conta ainda com mais de 50 dos mais importantes cientistas mundiais que têm alertado para a redução da produção animal. O esforço é liderado por Helen Harwatt, do programa de Direito e Políticas animas da Harvard Law School.
Por meio dessa iniciativa, pedimos aos países que:
Declarem um prazo para declinar a produção animal para cada espécie.
Identifiquem os maiores emissores e definam metas de redução por produto.
Diversifiquem a produção de alimentos, substituindo a produção animal por alternativas mais sustentáveis e saudáveis como leguminosas, grãos, frutas, vegetais, castanhas e sementes.
Recuperem a vegetação nativa em áreas sem cultivo para minimizar as emissões.
Qual é a da produção animal?
A produção animal é responsável por algo entre 14,5% e 18% de todas as emissões antrópicas de gases de efeito estufa. Além disso, dietas ricas em produtos de origem animal estão diretamente relacionadas a outros sérios problemas, como o crescimento da desnutrição e de hábitos alimentares prejudiciais à saúde, florestas nativas sendo desmatadas em velocidade alarmante, e comprometimento do nosso solo, ar e água.
Essa aliança vem em um momento crucial da história do planeta: em 2018, tivemos a maior concentração de gases de efeito estufa já registrada. Se não concentrarmos esforços em direção a um sistema alimentar mais saudável, sustentável e compassivo, em que produtos de origem animal como laticínios e carne são substituídos por proteínas vegetais, será praticamente impossível evitar que o aquecimento global cause um cenário catastrófico.
Para apoiar essa iniciativa e potencializar nosso trabalho pelo meio ambiente, você pode nos fazer uma doação. E se você quer também começar uma (muito necessária) dieta vegana sustentável, clique aqui.
Comments