Incidente é uma afronta à ética esportiva e um profundo desrespeito aos animais
A Sinergia Animal repudia o incidente ocorrido ontem no jogo entre Corinthians e Palmeiras, em que um torcedor arremessou a cabeça de um porco no gramado como forma de provocação. Esse comportamento não é apenas uma afronta à ética esportiva, mas também um profundo desrespeito à vida deste animal.
A rivalidade esportiva não justifica o sofrimento de nenhum animal.
O incidente reflete um problema grave em nossa sociedade: a banalização da violência contra os animais, especialmente os bilhões explorados pela indústria da carne. É lamentável que o sofrimento dos porcos e o uso de partes dos seus corpos seja tão naturalizado, resultando em uma insensibilização alarmante à sua dor e dignidade.
Os animais não têm qualquer relação com as atividades ou disputas humanas. Eles não são xingamentos. São seres sencientes, com valor próprio, e não devem ser tratados como símbolos de ridicularização. Destacamos ainda que a agressão e a falta de compaixão por outros seres vivos estão amplamente associadas à violência entre humanos.
Apelamos à conscientização dos torcedores de todos os times para que não perpetuem essa cultura, nem mesmo o compartilhamento dessensibilizado das imagens de ontem. E esperamos que medidas sejam tomadas para evitar que a vida e o respeito aos animais sejam violados, seja no ambiente esportivo ou em qualquer outro contexto.
Todos os animais merecem ser tratados com respeito, mesmo após a sua morte. Como sociedade, temos o dever de protegê-los.
Comments