Ambos casos viralizaram nas redes sociais, gerando questionamentos morais e de bem-estar de animais tratados como "carga"
Nesta semana, dois casos chocantes de transporte de animais viralizaram no Brasil — o porco e a cabra amarrados em uma caçamba de carro, em Cotia (SP), e o falecimento do cão Joca, após ser despachado no vôo errado. Os incidentem reacenderam o debate sobre direitos dos animais nas redes sociais. Até quando seres vivos serão tratados como objetos no Brasil? Assustados e forçados a passar horas presos, sob o sol e com sede, o sofrimento desses animais não é apenas uma questão moral, mas uma violação de seus direitos mais fundamentais.
É impossível assistir às gravações sem sentir a angústia que esses animais enfrentaram — e ainda assim, o vídeo do porco foi alvo de inúmeros comentários debochados nas redes sociais. Se cães e porcos comprovadamente têm a mesma capacidade intelectual e podem sentir dor e medo, por que só um recebe compaixão da sociedade?
Infelizmente, sabemos que a pecuária industrial rouba a dignidade dos animais. O que aconteceu com o porco em Cotia não é um caso isolado — basta lembrar do navio com 19.000 bois brasileiros que foi notícia no início deste ano.
Essas tragédias poderiam ter sido evitadas. É preciso reconhecer os animais como seres sencientes, sejam eles explorados pela pecuária ou de estimação, para que haja uma mudança efetiva na forma como todas as espécies são transportadas.
Animal não é carga.
Comments